As mídias sociais mostraram uma forte ligação entre o Sítio e a moça por meio de um comentário deixado em uma das publicações sobre educação ambiental. Ela tem uma história linda que foi inspirada em muitos momentos vividos no nosso santuário ecológico.
Giulia participou de uma visita ecopedagógica com a escola para conhecer o espaço entre os anos de 2011 e 2012. Ainda estava no ensino fundamental e ficou apaixonada pelas trilhas, trabalho com meliponicultura e outras ações ligadas ao meio ambiente desenvolvidas no lugar.
Aqueles momentos foram decisivos para escolha da sua profissão e despertaram ainda mais o forte interesse pela área ambiental. Hoje ela cursa licenciatura em Biologia e sonha em divulgar o conhecimento sobre a importância do uso equilibrado dos recursos naturais. Vamos conhecer mais dessa história?!
1) Você lembra o ano que veio no Sítio pela primeira vez? Já conhecia o trabalho do Sítio? Estava em que série? Eu estudava no Colégio Triângulo do Recanto das Emas. Houve uma troca de professores e uma minha nova professora trabalhava no Sítio. Ela sempre comentava sobre em suas aulas e a partir daí surgiu a vontade dos alunos visitarem o local. Minha professora conseguiu organizar tudo para que isso acontecesse. Não me lembro bem quando fui, mas foi entre os anos 2011-2012, então foi entre meus 6° e 7° anos.
2) O que mais gostou na visita ecopedagógica? Não consigo até hoje dizer o que mais gostei. Tivemos uma aula de Yoga logo no início em um salão lindo, logo em seguida em um espaço aberto experimentamos o mel das abelhas. Fizemos a trilha, conhecemos até um riacho com uma nascente. Lembro também um banheiro ecológico. Quando foi finalizado a trilha, nos levaram no espaço que cuidavam dos brotos. Então fiquei apaixonada por tudo, e ainda sou.
3) De que maneira você acredita que o Sítio te influenciou na escolha da sua graduação? Eu acredito que foi da forma que tudo nos foi apresentado, de maneira clara, objetiva e muito delicado nos detalhes, mostrado sempre a importância de cada coisa que nos era mostrado. Sempre tive um gosto por plantas, e ali percebi que poderia mexer com isso e como poderíamos cuidar do meio ambiente. Me apaixonei! Coloquei na minha cabeça que faria licenciatura em Biologia para aprender mais e poder ensinar isso tudo.
4) Qual a importância de trabalhos sobre preservação do meio ambiente e educação socioambiental na sua visão? A importância que vejo hoje é a mesma que enxerguei após ir ao Sítio Geranium e conhecer a realidade em que estávamos. Através desses projetos a gente conhece como está a Terra em que habitamos, conhecemos os erros que cometemos e aprendemos a cuidar da Terra. É ensinado que é aqui que estão os recursos naturais para a nossa sobrevivência, e isso marca.