Por que é importante consumir orgânicos?

Hoje vamos falar um pouco nosso blog sobre importância de consumir alimentos orgânicos. Esses alimentos fazem bem tanto para saúde de quem utilizada, quanto para o meio ambiente.

Os orgânicos utilizam técnicas que respeitam o meio ambiente e visam a qualidade do alimento em todos os processos de produção. Por esse motivo, não são usados agrotóxicos ou qualquer outro tipo de produto que possa vir a causar algum dano a saúde dos consumidores.

O meio ambiente também se beneficia com a produção de orgânicos, que emprega técnicas que respeitam o meio ambiente e visam a qualidade do alimento. Nessa agricultura são utilizados apenas sistemas naturais para combater pragas e fertilizar o solo. 

A última pesquisa da Codeplan sobre o assunto, Motivações ao Consumo de Alimentos Orgânicos – Possibilidades do DF, mostra que a população da região tem buscado cada vez mais consumir orgânicos. Os principais motivos verificados na pesquisa são: nutrientes livres de agrotóxicos que beneficiam a saúde; preservação da natureza e inclusão social; e influência de fatores culturais e sociais, pessoais e psicológico. 

Essa pesquisa também desmitificou a ideia de que o produto orgânico é mais elitizado. O estudo mostra que as classes E, B e A estão consumindo orgânicos no DF. 

Veja a pesquisa completa aqui 

O Sítio Geranium foi um dos pioneiros na região com hortas agroecológicas, em 1986. Hoje continua a missão de produzir orgânicos de qualidade e com a devida certificação. No DF a produção de orgânicos de hortaliças e frutas chega a 8.200 toneladas por ano. Na região também estão concentradas uma média de 51 feiras de agricultores orgânicos.

Confira aqui os pontos de venda dos produtos orgânicos do Sítio

Agroecologia e sistemas agroflorestais

O Sítio Geranium também utiliza a agroecologia e produção de orgânicos em sistemas agroflorestais. Vocês conhecem?

A agroecologia é uma prática agrícola que prioriza a utilização dos recursos naturais com mais consciência, respeitando e mantendo o que a natureza oferece ao longo de todo o processo produtivo — desde o cultivo até a circulação dos produtos.

Já a produção de alimentos orgânicos no sistema de agroflorestas é um ambiente mais equilibrado do ponto de vista biológico e também um sistema mais vantajoso para o agricultor.

É uma satisfação para o Sítio Geranium continuar a missão de produzir orgânicos e contribuir para saúde e bem-estar da população local!!

Thais Rohrer, com informações Codeplan-DF e Emater-DF
 

  •  Blog