Orgânicos: mais saúde e menos impacto ambiental


 A produção de orgânicos faz parte da essência dos 30 anos de história do Sítio Geranium. Nada de agrotóxicos, transgênicos ou fertilizantes químicos em tudo que é plantado nesse santuário ecológico. O trabalho com os orgânicos foi o ponto de partida, que depois se ampliou na atuação do Sítio para desenvolvimento sustentável, educação socioambiental e vários projetos ligados a preservação da natureza.

 Os orgânicos são positivos para saúde da população e ainda diminuem o impacto na natureza porque não contaminam as plantas, a água e solo com venenos artificiais. Maria Clemência consome orgânicos produzidos no Sítio há dois anos e conta que esses alimentos melhoraram rapidamente sua saúde. “Eu tinha sérios problemas alérgicos por causa dos agrotóxicos das frutas e verduras. Eu comia algum alimento com essas ‘químicas’ e sentia quase instantaneamente. Depois que comecei com alimentação orgânica minha qualidade de vida melhorou demais. Tenho disposição e resistência física”, conta.  

Fátima Rodrigues é frequentadora assídua da BioLoja do Sítio. “ Tem uns cincos anos que conheço o local e compro produtos orgânicos diretamente aqui. Sei o quanto as frutas e verduras livres dos agrotóxicos fazem bem para saúde”, destaca.

 Para que tudo chegue fresquinho na mesa dos consumidores, uma equipe rala nos bastidores. Nove pessoas trabalham diretamente na plantação e colheita dos orgânicos do Sítio. A produção do local abastece sete feiras por todo o Distrito Federal. Isso dá um total de 364 feiras por ano com produtos do Sítio Geranium disponíveis para população.

 O amor pela terra é vivido a cada dia pelo gerente da horta orgânica do Sítio, Francivaldo Marcolino, conhecido por todos como Chico. “Eu amo o que faço e sei que os alimentos orgânicos estão ajudando na vida de muitas pessoas. Os orgânicos exigem uma atenção maior com a terra na questão da adubação e irrigação, mas é bem recompensador o resultado”, destaca Chico, que está no Sítio há 16 anos.
 

O Sítio se orgulha da sua história com os produtos orgânicos. É sócio-fundador da Associação de Agroecologia do DF (AGE) e tem trabalhado cada dia mais para fortalecer a Rede de Orgânicos da cidade. Agradecemos a todos que estão conosco, os funcionários que fazem um trabalho totalmente digno e aos nossos clientes que confiam e prestigiam nossa história.

Escrito por Thaís Rohrer

  •  Blog