fbpx

Estações ecológicas do Sítio

Espaço de 220m², destinado à realização de cursos, eventos e festas. Foi construído com reaproveitamento de estruturas metálicas e em formato diferenciado (octogonal), respeitando a vegetação nativa. Conta com iluminação solar, piso em mosaico e amplas aberturas para circulação do ar e integração com o ambiente externo.

Centro de Vivências e Integração

Espaço de 220m², destinado à realização de cursos, eventos e festas. Foi construído com reaproveitamento de estruturas metálicas e em formato diferenciado (octogonal), respeitando a vegetação nativa. Conta com iluminação solar, piso em mosaico e amplas aberturas para circulação do ar e integração com o ambiente externo.

salao1

Minhocário e Minhocário em Caixa

Com essa tecnologia, trabalhamos a mudança de atitude, a separação do lixo e a decomposição de resíduos orgânicos, que culminam na produção de biofertilizante para as plantas. É um momento leve, onde as minhocas são a grande atração.

minho

Abelhas Nativas

O Sítio Geranium possui criação de abelhas silvestres das famílias trigonini e meliponini. Esse espaço possui duas colmeias de abelhas silvestres em caixa e seis colmeias em tronco de madeira, em buracos nas pedras, no piso, nas paredes e no chão. O visitante pode observar as abelhas (que não possuem ferrão) e degustar o mel produzido por elas, conhecendo mais sobre a importância da polinização feita por esses pequenos insetos.

abelhas

Secador Solar de Baixo Custo

Tecnologia que utiliza caixa de madeira, vidros e telas para a circulação de ar. A partir do calor do sol, são desidratadas frutas, ervas e raízes.

Parque das Mangueiras / Mini Arvorismo

Espaço de lazer com parquinhos construídos a partir do reaproveitamento de materiais sólidos, como pneus, madeiras e ferros de construção. É todo circundado por mangueiras com mais de 30 anos, que interagem com os brinquedos. As travessias do Mini Arvorismo possuem baixo grau de dificuldade e são acessíveis a várias faixas etárias. Possui ainda um anfiteatro destinado à contação de histórias, peças de teatro, musicais e outras manifestações artísticas.

pmangueiras

Processamento de Verduras Orgânicas

Local onde são feitas a lavagem, seleção e venda dos vegetais produzidos na horta agroecológica do Sítio.

Agrofloresta

O SAf (Sistema Agroflorestal) do Sítio Geranium é cultivado há 10 anos. Nele, o visitante observa e vivencia a biodiversidade da produção de alimentos cultivados em consórcio (plantas companheiras), identificação e importância de algumas espécies conhecidas. O SAf do Sítio iniciou a partir de um curso destinado a professora e ministrado por Eduardo Lira Rocha. Hoje, conta com parceira de Fabiana Peneiredo, do Mutirão Agroflorestal.

Trilha suspensa

Trajeto construído em 2004, a partir do reaproveitamento de pneus e resíduos sólidos, para diminuir a pegada dos visitantes presta área sensível de solo hidromórfico em blocos intertravados e vazados. São importantes para a não compactação do solo hidromórfico do Sítio.

  • Praça do Buriti: Durante a trilha ecológica, o visitante conhece dois históricos buritis de mais de 100 anos de idade. É feito um momento lúdico chamado de “Abraço do Buriti”, onde o contato mais íntimo com a espécie ajuda no reconhecimento de suas inúmeras utilidades, além de sua relação com a água.
  • Samambaiaçú: Espécie nativa da região ameaçada de extinção. As samambaiaçús do Sítio Geranium são centenárias, alguma possuem quase 200 anos.

trilha

Solo Hidromórfico

Espaço para observação de águas em abundância, com solo “fofo” e mais de 50cm de água abaixo da superfície. Recebe fluxo de nascente que desemboca no Ribeirão Taguatinga.

solo

Recuperação de áreas degradadas com serrapilheira

A serrapilheira do Sítio Geranium tem nove anos e já possui 12cm. Além dos processos de decomposição de folhas e galhos da própria floresta nativa, já recebemos cerca de 400 caminhões da NOVACAP com matéria orgânica, que foi picotada e inserida em áreas degradadas.

Hortas Agroecológicas

Policultivo de plantas companheiras (consórcio), com rotação de culturas, rodízio de plantio e pousio (repouso do solo), adubação verde, aleias frutíferas como quebra-vento, cobertura-morta e cobertura-viva.

hagro

Canais de infiltração e bacias de contenção de água da chuva

Escavações longas e niveladas usadas para evitar que a água da chuva leve e lave as plantações, proporcionando uma melhor retenção de água no solo e a infiltração para o lençol freático.

Barreira de citrus

Proteção natural contra as pragas (o cheiro das folhas e dos frutos funcionam como repelente natural), composto de mexerica, laranja e limão. Está localizada próximo aos canteiros.

Terraço de superadobe e pneus

Técnica simples e de baixo curso. Funciona como contenção do solo degradado, onde é trabalhada a recuperação de uma cascalheira. O superadobe é feita com terra compactada e sacos de polipropileno.

terrpneu

Viveiro Educador

É no viveiro que o Seu Kyo produz as ervas medicinais e as mudas de flores e de árvores orgânicas do Sítio Geranium.

viveiro

Quiosque

Espaço construído com madeiras e telhas especiais produzidas com reaproveitamento de papelão. O quiosque é um ambiente aberto e agradável, que interage diretamente com a vegetação nativa e com a agrofloresta. Está localizado próximo à piscina natural. Faz parte com o sistema de ambientes aquáticos do Sítio, pois o telhado é todo circundado com calhas para captação de água da chuva.

quiosque

Piscina natural

É abastecida com água captada da chuva. Nas estações secas, é utilizada água do próprio subsolo do sítio. É ornamentada com plantas aquáticas, que auxiliam na limpeza da água, além de manter o ambiente agradável: alface d’água, aquapé, cavalinha, mururé, marreca, entre outras.

piscinatec

Berçário de hortaliças orgânicas

As hortaliças do Sítio não são plantadas diretamente no solo. Antes de ir para a horta, as mudas são cultivadas no berçário, onde permanecem por cerca de três semanas.

bercario

Espiral de ervas (Mandala)

Está localizada próxima à cozinha, onde são cultivados temperos e plantas medicinais e aromáticas. É a farmácia viva do Sítio Geranium.

Tanque de Evapotranspiração

No Sítio Geranium, esse sistema realiza o tratamento de água cinza (proveniente das pias e dos chuveiros) e negra (provenientes dos vasos sanitários).

Sanitário Compostável (Banheiro Seco)

Essa tecnologia transforma as fezes humanas em húmus sem odor, a partir do método de compostagem termofílica. É composto por duas privadas que desembocam em duas câmaras. No lugar da descarga, que desperdiça água limpa, é utilizado serragem. A cada seis meses, 3m² de composto orgânico é produzido a partir do banheiro seco.

baneiroseco

Caixa de captação de água da chuva

Tecnologia usada para o reaproveitamento de água da chuva. A primeira caixa construída no Sítio Geranium tem capacidade para armazenar 20.000 litros de água, a partir de 1.600mm de chuva anual. A água captada pode ser usada tanto para beber e cozinhar quanto para irrigar as hortas.

captacao

Círculo de Bananeiras

Sistema que faz o tratamento da água cinza, proveniente da pia da cozinha do Sitio Geranium.

Barreira de Bananeiras

Proteção da horta contra as pragas que vêm pelo vento e barreira contra o barulho da via de ligação entre Samambaia e Taguatinga.

Jardins do Cerrado

O Sítio Geranium possui vários jardins ornamentais, com plantas nativas, tropicais e ervas medicinas.

 

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Quer mais informações sobre o Sítio?

Preencha o formulário e receba o contato de um dos nossos colaboradores:

Most Popular

O que mais pode te interessar.

Posts relacionandos

Bio Loja tem posto de coleta de vidros

Ponto de coleta vidros começa a funcionar no Sítio. Mais uma novidade aqui nosso santuário ecológico em prol da sustentabilidade e educação ambiental. Um ponto de coleta de vidros está funcionando na Bio Loja, toda terça e sexta-feira, das 9h às 15h.

Quer saber mais sobre nossa Bioloja?

Envie-nos um Whatsapp, vamos te passar todos os detalhes e informações importantes.

Precisa de ajuda?