Educação ambiental: um novo olhar para construção de uma sociedade mais consciente 

A educação ambiental pode transformar crianças, comunidades, vidas. O Sítio Geranium é parceiro da ONG Mão na Terra, que desenvolve um trabalho totalmente voltado para esses valores. O objetivo é promover uma sociedade mais consciente da utilização dos recursos naturais e com maior qualidade de vida. 

A Mão na Terra atua desde 2004 com a finalidade de levar, especialmente para as escolas, projetos de educação ambiental. O plantio de hortas orgânicas e oficinais de alimentação saudável são algumas das atividades da entidade.


Vários escolas nas regiões de Taguatinga, Ceilândia e Samambaia já receberam a ONG Mão na Terra para transformar áridos pátios em refúgios da natureza com hortas, plantas e árvores.


“A educação ambiental deixa uma semente na criança de um futuro com uma visão de mais preservação do meio ambiente. Essa chama não pode ser apagada, por isso temos que dar continuidade ao trabalho. Essa veia ecológica e da sustentabilidade pulsa em mim e desejo passar esse conhecimento adiante”, destaca Suely Lemos, presidente da ONG Mão na Terra. 


Mudas retiradas das hortas orgânicas plantadas nas escolas também podem ser levadas pelas crianças para casa. Assim, o ciclo continua na comunidade daquele jovem que percebeu a importância da educação ambiental e deseja levar esse conhecimento para a comunidade onde vive.

Abadia Barberato é uma das fundadoras da ONG e voluntária até hoje desses projetos ambientais. “Esse trabalho socioeducativo é muito importante, especialmente com as crianças. Muitos jovens perderam totalmente o contato com a natureza. O trabalho da ONG é uma oportunidade dessa conexão ser retomada. As vivências com hortas orgânicas e as plantas são oportunidades de construção de uma nova história, que respeita muito mais o meio ambiente e a vida em coletividade”, conta. 


O Sítio Geranium incentiva ações de educação ambiental, por isso tem a satisfação de apoiar as iniciativas da ONG Mão na Terra desde sua fundação. A Sala Verde do Sítio Geranium foi um desses projetos feitos em conjunto com a ONG, que continua a dar frutos nessa área de incentivo socioambiental. Vamos plantar sementes de mais vida pela natureza sempre!!

Escrito por Thaís Rohrer
 

  •  Blog