fbpx

Educação ambiental no Sítio mostra importância das abelhas

O Meliponário Educador e os cursos de meliponicultura são propostas do Sítio Geranuium para divulgar a importância das abelhas no ecossistema. Esses pequenos animais são essenciais para manutenção da biodiversidade e conservação do equilíbrio da natureza. ​​​​​​​

O Meliponário Educador e os cursos de meliponicultura são propostas do Sítio Geranuium para divulgar a importância das abelhas no ecossistema. Esses pequenos animais são essenciais para manutenção da biodiversidade e conservação do equilíbrio da natureza.

Todas as abelhas do Sítio são nativas sem ferrão, isso ajuda a desmitificar o medo que muitos têm do inseto por acharem que eles podem atacar humanos. As visitas ECOpedagógicas do Sítio mostram a relevância das abelhas e a preservação desses seres. Outra consequência positiva desse trabalho é a observação da polinização das espécies vegetais nas redondezas.

“Quando você tem uma fruta bem polinizada ela contém sementes mais fortes, vigorosas e resistentes, garantia de gerações futuras de árvores saudáveis, produtivas e resistentes”, conta Heráclito Sette, um dos fundadores do Meliponário Educador do Sítio Geranium.

As abelhas nativas sempre participaram da natureza do Sítio Geranium, mas o primeiro Meliponário Educador do Sítio foi inaugurado em 2014. Uma nova extensão do Meliponário começou a funcionar no ano passado, ampliando o espaço para visitas e atividades educativas.

O debate sobre a importância do papel das abelhas tem sido destaque de vários estudos no mundo. Durante a 3ª Conferência da Partes (COP) da Convenção da Diversidade Biológica (CDB), em dezembro de 2016, foram divulgados dados que avaliaram criticamente um vasto conhecimento (cerca de três mil artigos científicos) sobre polinizadores, polinização e produção de alimentos. Esse estudo aponta os riscos para diversas espécies de polinizadores, o documento ressalta uma série de caminhos para conservar os polinizadores de maneira eficiente. A partir desse estudo que englobou várias regiões do mundo, é novamente realçada a relevância da preservação das abelhas, bem como de ações de inventivo para ampliação.

Venha conhecer o trabalho com meliponicultura desenvolvido no Sítio Geranium e participar das atividades de educação ambiental!!
 
Solicite propostas de atividades ECOpedagógicas: 61) 3358-1497 e 98165-0742 e [email protected]. Você também conferir a agenda dos Cursos de Introdução à Meliponicultura no link: http://www.sitiogeranium.com.br/cursos

Escrito por Thaís Rohrer, com informações do Convenção da Diversidade Biológica (CDB). 
 

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Quer mais informações sobre o Sítio?

Preencha o formulário e receba o contato de um dos nossos colaboradores:

Most Popular

O que mais pode te interessar.

Posts relacionandos

Bio Loja tem posto de coleta de vidros

Ponto de coleta vidros começa a funcionar no Sítio. Mais uma novidade aqui nosso santuário ecológico em prol da sustentabilidade e educação ambiental. Um ponto de coleta de vidros está funcionando na Bio Loja, toda terça e sexta-feira, das 9h às 15h.

Quer saber mais sobre nossa Bioloja?

Envie-nos um Whatsapp, vamos te passar todos os detalhes e informações importantes.

Precisa de ajuda?